Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Alimentação no verão: entrevista com a nutricionista Vanessa Leite

18 de janeiro de 2012 0

Dúvidas e mais dúvidas! Será que a cenoura ajuda a manter o bronzeado? É bom tomar água de coco? Limão mancha a pele? Essas e outras questões sobre a ALIMENTAÇÃO NO VERÃO são comuns. Para que as nossas leitoras fiquem bem informadas, o blog Musas S.A conversou com a nutricionista Vanessa Franzen Leite, especialista em Nutrição Clínica, Esportiva, Personal Diet e Psicologia do Emagrecimento, além de ser Pós Graduada em Obesidade e Emagrecimento, entre outras funções. Ela esclareceu todas as nossas dúvidas.

Confira a entrevista completa:

Musas S.A – É verdade que a cenoura, por exemplo, ajuda a manter o bronzeado?

Nutricionista - A cenoura é rica em betacaroteno, ela ajuda não só a manter o bronzeado como também a bronzear e proteger a pele da ação dos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e várias patologias como o câncer. A cenoura é fotoprotetora. Logo, consumir cenoura nas saladas e nos sucos é ótimo, porém para todo esse efeito é preciso consumir frequentemente e diariamente, lembrando que o efeito começa 15 dias após o primeiro consumo. A opção crua é a mais rica em nutrientes. A manga, o tomate, o damasco, a moranga e a couve manteiga também são ricos em betacaroteno.

Musas S.A – Quando tomamos banho de sol, há necessidade de beber certa quantidade a mais de líquidos? Qual seria essa quantidade?

Nutricionista – 500-100ml extra de água por dia. O sol e a temperatura alta desidratam nosso corpo, uma vez que suamos muito… Com isso precisamos repor os líquidos e sais minerais perdidos. Então é fundamental consumir 2-3 litros de água por dia (no total). Vale lembrar que a água hidrata, porém a mesma não é rica em sais minerais. A água de coco é um isotônico natural, hidrata e é rica em sais minerais, vitaminas e fibras, porém contém calorias, logo deve ser consumida com moderação (2-3 copos por dia).

Musas S.A – Quais os benefícios de beber água de coco?

Nutricionista - Hidrata e repõem os minerais perdidos, mais completo acima.

Musas S.A – No verão, época de praia, quais são os alimentos que mancham a pele expostos ao sol?

Nutricionista – O limão é sem dúvidas o campeão de causar as famosas manchas e/ou queimaduras, e esse alimento as pessoas costumam saber (cuidado com os sucos, com a caipirinha e com os picolés naturais). Porém é preciso lembrar e relembrar que a maior parte das frutas ácidas também causam manchas (ex: abacaxi, figo, laranja, tangerina…)

Musas S.A – Comer espetinho de queijo, ou camarão na beira da praia é recomendável?

Nutricionista - É bem perigoso, uma vez que os alimentos de origem animal (queijo, camarão, peixe, frango, carnes…)  são bem perecíveis e estragam facilmente em altas temperaturas e/ou lugares úmidos. No caso do queijo, se for consumir,optar por aqueles que são embalados individualmente e esperar estar bem aquecido e tostadinho para ingerir. No caso do camarão consumir o grelhado e não o frito, pois as gorduras normalmente utilizadas estão saturadas, aumentando o colesterol ruim(LDL),  fora isso as gorduras duplicam ou triplicam o valor calórico dos alimentos.

Musas S.A – Logo ápos o almoço, há problema se a pessoa nadar no mar?

Nutricionista - Refeições pesadas devem ser totalmente evitadas para quem querer entrar no mar e/ou na piscina. Refeições pesadas são aquelas ricas em calorias e/ou gorduras saturadas e trans (ex: pastéis fritos, hamburger, peixes fritos, pizza…). Quando a pessoa come esse tipo de refeição pesada e a digestão fica mais lenta e mais prejudicada, com a entrada na água a digestão fica praticamente interrompida e com isso as bactérias fermentam causando todo um mal estar.

Quem quer entrar na água deve fazer refeições leves e frequentes, ou seja, pode almoçar e tomar banho, porém esse almoço tem que ter sido leve (ex: sanduíche integral light ou salada, peixe grelhado e arroz integral em pequena quantidade).

Musas S.A – Nesta época do ano, no teu consultório, quais são os problemas mais comuns?

Nutricionista – A maior parte está querendo emagrecer, pelos excessos consumidos no natal, no réveillon, nos finais de semana na praia… O pessoal anda exagerando nas comidas deliciosas dessa época e nas bebidas alcoólicas.

Estou gostando de ver que o pessoal não está somente querendo emagrecer a qualquer custo, mas sim, estão querendo com isso, qualidade de vida e saúde, ou seja, uma nutrição mais funcional.

Tem um bom número de pessoas buscando também aumentar massa magra, ficar mais definido/a e sarado/a, em que trabalhamos com a nutrição esportiva e suplementos.

Quero destacar aqui que a vodka é uma das bebidas alcoólicas mais calóricas, logo devemos evitar o excesso. A cerveja também contém muitas calorias e ainda por cima é rica em carboidratos. As melhores opções são champanhe e vinho, apresentando menos calorias e boa quantidade de propriedades funcionais para quem não tem restrição. Lembrete: as bebidas alcoólicas causam desidratação, então não esquecer de tomar água junto.


Consultório Dra. Vanessa Leite:

Bairro Moinhos – Rua Mostardeiro 157 conj 1303 – Porto Alegre.

Contato: nutricionista@vanessaleite.com.br


Foto: Divulgação, internet.

Por: Priscila Nunes.

Envie seu Comentário